Anderson Fernandes Ferreira – 2º ano teologiaMissa Mantovani

No dia 8 de abril, quinta-feira, o Pe. Mauro Mantovani celebrou a Eucaristia por ocasião do encerramento do curso: “As cinco vias de São Tomás de Aquino”. A Igreja do Seminário estava repleta de fiéis, além de estudantes de filosofia e teologia.

Na Homilia, o sacerdote salesiano ressaltou a importância de comunicar os bens recebidos de Deus, como outrora os discípulos de Emaús comunicaram o encontro com o Mestre, reconhecendo-O na fração do Pão. Afirmou também o decano de filosofia do Salesianum, que Deus quer que sejamos, no mundo de hoje, testemunhas de uma vida íntegra que se reflita no amor fraterno e na mensagem do belo e da arte.

No final da cerimônia, Monsenhor João Clá Dias, EP saudou o insigne doutor com as seguintes palavras:

“Caríssimo e Reverendíssimo Padre Mauro Mantovani, salesiano e decano de filosofia na Universidade Pontifícia Salesiana em Roma, que aceitou este sacrifício de fazer uma viagem internacional para um país da América, o Brasil, para nos dar uma grande alegria, pela sua presença e pela sua pessoa, que nós apreciamos muito.

Temos uma intuição muito viva para compreender o que são as pessoas pela sua fisionomia, pelo seu modo de ser, pelo modo de se conduzir, e, sobretudo, pelas aulas que dá. Estive conversando com os alunos que participaram deste curso, rápido como uma noite de inverno, mas, entretanto, cheio de luzes como uma verdadeira primavera na qual se estabeleceu entre nós uma amizade profunda, e que só pode crescer eternidade adentro.

Ele é filho de São João Bosco, o qual tem uma enorme relação conosco, e tem todo o modo de ser de ensinar salesiano oriundo de seu fundador. É um professor acadêmico, decano de filosofia de uma Universidade de fama, como a dos Salesianos, entretanto, ele ensina – conforme me contaram –, com exemplos, com figuras, com toda a didática de São João Bosco. Ele se faz querer bem e se faz entender. Ele dá aos alunos não só a doutrina, mas também o bem-estar intelectual e espiritual, exatamente como fazia São João Bosco que, sem deixar de dar a doutrina aos meninos, ele a dava com uma atratividade única. Isso agradou-nos de tal maneira que, se não fosse prejudicar o reverendíssimo padre Mantovani, ele seria ‘sequestrado’ para ficar aqui dando aulas no curso de filosofia, assim como em outros cursos. Todos nós esperamos que se repitam muitas e muitíssimas vezes esta sua visita.

Missa Mantovani2O Padre Mantovani tratou de uma matéria que nos é muito cara, e muito útil à alma. Nós somos muito tomistas, mas ele é salesiano e tomista, por isso, ele veio tratar das cinco vias, das provas da existência de Deus, arrebatando os alunos.

Assim, nós quereríamos selar esta sua vinda, professor e padre Mantovani, com uma lembrança que marcasse sua vinda e que, sobretudo fizesse ser ainda mais acessível a muitas outras visitas. Temos um setor artístico muito desenvolvido e que preparou em 24 horas um regalo, para marcar esta sua vinda e servir de convite para um retorno próximo. Não precisa ser na semana que vem, poder ser daqui a um mês. Desta forma, queremos manifestar nossa gratidão de maneira mais concreta.

Retorne muitíssimas vezes, e saiba que o senhor conquistou um lugar no coração de cada um dos seus alunos, e um lugar bem espaçoso no meu pobre coração. Muitíssimo obrigado”.