ITA_9658Davi Werner Verntura – 2º Ano de Teologia           

  No dia 04 de maio 2010, Padre Bruno Esposito OP, celebrou uma Missa de despedida para os membros do Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA) e Instituto Filosófico Aristotélico Tomista (IFAT), no seminário da Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, Brasil.

Na homilia, com toda perspicácia digna de um verdadeiro filho de São Domingos, convidou os presentes – bacharelandos em Filosofia e Teologia – a porem o seu ideal de vida na perfeita conformidade com a vontade salvífica de Deus. Dentro de uma entrega total a vocação, bem unidos ao tronco da videira que é Jesus Cristo.  ITA_9672

No fim da celebração eucarística, o seminarista Caio Cézar Guilarducci fez, em nome de todos os seminaristas, um pequeno discurso em italiano de agradecimento ao Pe Bruno, no fim do qual todos aclamaram o celebrante com uma calorosa salva de palmas.

 Após a missa, os alunos se reuniram na sacristia com Pe. Bruno e o Fundador dos Arautos do evangelho, Mons. João Clá, EP. Uma cordial e animada conversa se deu. Monsenhor relembrou toda a dedicação de Pe. Bruno tem tido, como coordenador da sua tese e com toda a orientação canônica que será de grande benefício no desenvolvimento dos Arautos do Evangelho. Ao longo da conversa, Pe. Bruno relembrou um dito, “em todo lugar que passamos deixamos um pedaço de nosso coração” ao que responde Monsenhor: “Isto não constitui um problema, pois o seu coração é muito grande”. Um sorriso se esboçou nos lábios de todos…

ITA_9717 Terminado o convívio na sacristia, todos os presentes se despediram de Pe. Bruno, pois neste dia ao cair da tarde se dirigiria para o aeroporto, rumo à Itália.

Monsenhor João Clá lembrou durante a conversa a letra de uma música brasileira que canta as dores e maravilhas da saudade dizendo: “saudade, sete letras que choram” – foi assim definido o sentimento que Padre Bruno Esposito OP, deixava no Seminário de Virgo Flos Carmeli, Brasil. Após um mês de estadia do egrégio visitante no seminário, recordamos com saudosa alegria o ambiente de jovial que este culto dominicano forma em torno de si.