Após a solene celebração Eucarística por ocasião da memória de São Tomás de Aquino, e inauguração do ano letivo, Dom Benedito Beni dos Santos ministrou a aula inaugural de 2011, no auditório do Instituto Teológico São Tomás de Aquino. Cerca de 100, entre alunos e professores, deixaram repleto o auditório. O tema da exposição foi a Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini, promulgada pelo Santo Padre para toda a Igreja a 30 de setembro de 2010, sobre “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”.
Apresentando sua consideração como “simples guia de leitura”, Dom Beni expôs de modo magnífico o objetivo e o conteúdo deste documento, no qual Sua Santidade, o Papa Bento XVI, trabalhou com as próprias mãos.
Dom Beni concluiu a conferência com um alto pensamento teológico baseado no número 10 da Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium. Como da Eucaristia procede a força, e para a Ela se dirigem como fim todas as obras da Igreja, inclusive a pregação, a Liturgia é o modo mais profícuo e sublime para o anúncio da Palavra de Deus. Se o Evangelho deve ser acolhido no coração dos fiéis com espírito de oração, o que é a Liturgia senão o diálogo de Deus com o homem?