Se lermos o evangelho de São Mateus, encontraremos a seguinte afirmação feita por São João Batista: “Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de desatar suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo (Mt. 3,11).”

Se o precursor veio anunciar o Messias, por que ele batizava? Qual é a finalidade do seu batismo?

Muitos teólogos dizem que esse batismo era uma simples cerimônia figurativa para aprender aos homens que eles tinham que purificar a alma como a água purifica o corpo[1], pois São João solicitava o batismo como uma confissão das faltas e um indicio de contrição[2], como nos relata São Marcos: “João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados (Mc 1,4)”. Por isso, São João Crisostomo ao tomar conhecimento deste fato, comentou que João Batista exortava aos judeus a se arrependerem dos pecados dispondo-os a obterem mais facilmente o perdão pela fé em Jesus Cristo, que é aquele que viria depois dele[3]. Logo, tratava-se de um batismo penitencial, ou seja, que visava o arrependimento dos pecados.

Contudo, deve-se ter presente que o batismo de São João não podia redimir os pecados, posto que Cristo não havia passado pela Paixão e não tinha sido imolado na Cruz.[4] De modo que o seu batismo visava preparar o povo para receber o batismo “no Espírito e no fogo” que Nosso Senhor iria trazer[5].

Mas por que então Nosso Senhor foi batizado por São João uma vez que Ele não necessitava de perdão? São Gregório Nazianzeno nos dá uma pista: “veio Jesus ao batismo de João para santificar o batismo”. Ou seja, para trazer o Espírito e batizar com o fogo como diz o próprio São João Batista. São Tomás, por sua vez, nos explica que “Cristo quis ser batizado para nos atrair ao batismo com o seu exemplo. Por isso, para que sua atração fosse mais eficaz, quis ser batizado com um batismo do qual manifestamente não necessitava, para que os homens se aproximassem do batismo do qual necessitavam[6].” Outro argumento que este grande teólogo dá, acerca do porquê Nosso Senhor Jesus Cristo foi batizado por São João, é tirado de Santo Ambrósio: “O Senhor foi batizado não porque quisesse ser purificado, mas querendo purificar as águas, para que limpas pela carne de Cristo, que não conheceu o pecado, tivessem a força do batismo.”[7] De maneira que Nosso Senhor quis santificar as águas com o seu divino corpo, para todos aqueles que nos séculos vindouros receberiam este sacramento tornando-se filhos de Deus por meio desse elemento. Assim, “da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele (Mt 3,13)”.

Por Raphaël Six


[1] Basseville

[2] Grente. p. 21

[3] SÃO JOÃO CRISOSTOMO, apud AQUIN, Thomas d’. Chaine d’or Mathieu (3,17)

[4] GREGOIRE e CRISOTOMO, apud AQUIN, Thomas d’. Chaine d’or Luc (3,3)

[5] Cf. PRUNEL, 1931. p.51

[6] S.T. III q. 39 a.2

[7] Ambrosio in S.T. III q. 39 a.1