Primeiro volume

Esta coleção que temos o prazer de apresentar “Conheça sua Fé” é fruto de um trabalho conjunto dos professores e alunos de teologia e filosofia dos Arautos do Evangelho.

O contato com o público, na atividade evangelizadora da sociedade Virgo Flos Carmeli, há muito fazia sentir a necessidade de obras catequéticas de fácil compreensão pelos fiéis. Da feliz conjugação entre o estudo teológico e a ação, surgiu a ideia desta obra, logo a seguir apoiada com entusiasmo pelo corpo docente. Ela não é, pois uma obra de erudição para estudiosos, mas um livro teológico acessível ao grande público.

A avidez com que tem sido aceita pelo público, bem como o paternal incentivo de autoridades eclesiásticas, falam por si. “A leitura é atraente, pois, além do estilo narrativo, os assuntos são tratados com clareza através de diversos exemplos.” são os dizeres de Sua Exa. Revma. D. Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena (Brasil) ao apresentar o trabalho.

A obra também se insere na perspectiva do Ano da Fé, proclamado por Bento XVI, com vistas a favorecer nos fiéis o conhecimento do conteúdo da doutrina da Igreja Católica e no estudo do Catecismo. Para tanto, o Romano Pontífice manifesta na Carta Apostólica Porta Fidei a esperança de se proceder à “preparação de instrumentos de trabalho de caráter apologético”, ou seja, de explicação da doutrina da Igreja, bem como de auxílio à “missão evangelizadora no mundo de hoje”.

É no anseio de atender a este desejo do Sumo Pontífice que o instituto Lumen Sapientiae inicia esta coleção “Conheça sua Fé”, cujo primeiro volume sai agora a lume. Todo ele trata de Deus Uno, sua natureza, sua presença no Universo criado, sua vida, sua onisciência, sua justiça e misericórdia, sua providência e seu poder.

________________________________________________________________

Apresentação e Imprimatur

Dom Benedito Beni dos Santos

BISPO DE LORENA

Com muita alegria, apresento o livro “Deus… Quem é Ele?” Da coleção Conheça a sua Fé. Trata-se de um livro que vai trazer muitos frutos para aqueles que quiserem conhecer profundamente o conteúdo da fé cristã a fim de vivê-la de modo mais consciente. O tema é importante, pois Deus é o Fundamento do Universo, de nossa vida e de nossa reta conduta humana.

Quando o relacionamento com o Fundamento não é correto, também não é correto o relacionamento com as coisas e com as pessoas. A leitura é atraente, pois, além do estilo narrativo, os assuntos são tratados com clareza através de diversos exemplos. O autor demonstra que assimilou bem o tema tratado e, por isso, é capaz de expô-lo de modo simples e claro. A reflexão tem fundamento sólido: Sagrada Escritura, Catecismo da Igreja Católica e bons Teólogos, sobretudo Santo Tomaz de Aquino.

Quem ler este livro certamente aprenderá a amar mais a Deus e a viver com mais profundidade o dado fundamental da profissão de nossa fé: “Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra”.

________________________________________________________________

A vida íntima de Deus Uno e Trino

A Irlanda católica nasceu da pregação sobre a Santíssima Trindade.

Conta-se que após inúmeras tentativas frustradas, em meio a uma cruel perseguição, São Patrício logrou dobrar a dura cerviz daqueles bárbaros, com um simples trevo. Explicou-lhes o Santo que em Deus há uma só natureza e três Pessoas. Perplexos, seus ouvintes não podiam crer em suas palavras. Então, singelamente, tomou em suas mãos um trevo e disse-lhes: “Temos aqui uma imagem da Trindade. Uma só planta e três folhas.” Foi o instrumento utilizado por Deus para converter aquela nação. Imediatamente a rainha se fez batizar. Seu gesto foi logo imitado pelos súditos.

Infelizmente, não encontramos nenhum São Patrício…, mas queremos oferecer-lhes um trevo. Longe de julgar que este livro que lhe oferecemos é uma obra prima sobre a Santíssima Trindade, quer ele ser um instrumento, modesto qual pequeno trevo, que a Providência possa utilizar para tocar as almas e derramar copiosas graças de devoção e amor à Trindade Santíssima.

Este é o segundo volume da coleção “Conheça sua Fé”. Esta obra tem sólida fundamentação nos Padres da Igreja, em São Tomás de Aquino, na  doutrina da Igreja exposta nos documentos pontifícios e no Catecismo da Igreja Católica.