Víctor Baltazar Castillo López – 2º Ano de Teologia

FotoPe. Néstor David Restrepo Bonnett celebrou Eucaristia em ação de graças pelo encerramento dos cursos ministrados pela Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB) no ITTA, São Paulo.

Concelebraram o Revmo. Pe. Edward Andrés Posada Gómez, que ministrou o curso de Espiritualidade como ponte entre a Filosofia e a Teologia, o Padre Hamilton José Naville, Diretor do IFAT, e Pe. Daniel Mirasierras, encarregado da formação juvenil na Casa dos Arautos do Evangelho em Medellín.  

Na Homilia, o Pe. Edward – que ensinou Fundamentos Filosóficos da Doutrina Social da Igreja – observou que sua estadia no Seminário São Tomás de Aquino, poderia resumir-se na idéia da “superioridade do espírito sobre a matéria”. Fez uma conexão com a liturgia centrando-se na frase de Cristo: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Lc 4,4). Aplicou-a quanto à realidade do Seminário, onde há uma “síntese de todos os povos”, prova patente de que “nem só de pão vive o homem, mas também de estética, beleza e canto. Vive daquele desejo de infinito inerente à natureza humana”.

A cerimônia decorreu na Igreja do Seminário, dia 2 de julho, e foi animada pelo coro e orquestra do ITTA com cânticos polifônicos de Palestrina e Händel.

Padres ColombiaNo final da celebração, o Pe. Santiago Morazzani, Reitor do Seminário Menor, agradeceu o curso ministrado pelos sacerdotes colombianos, dizendo que “a primeira impressão de simpatia concretizou-se em uma verdadeira e eterna amizade”.

Após a eucaristia foi realizado um jantar comemorativo, onde além de comemorar o aniversário de Joaquim, um seminarista de nacionalidade argentina, e foi entregue um lembrança aos Pe. Edward e Néstor.