Pemarcelonevesfoto

Millon Barros – 3º Ano de Teologia

Frei Marcelo Santos das Neves, O.P., professor em Roma na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum) publica o livro: “A Tolerância nos limites do cristianismo católico de Frei Bartolomé de Las Casas”. O livro foi editado pelo Instituto Lumen Sapientiae.

O livro que vem a lume trata de Frei Bartolomeu de las Casas (1417-1566), um frade dominicano espanhol, cronista, teólogo, jurista e bispo de Chiapas (México). Ordenado Sacerdote em 1507 exerceu na América profícua atividade evangelizadora, assim como, relevante ação junto às autoridades civis em defesa dos direitos dos indígenas. Seu pensamento é expresso em diversas obras como, Historia de las Indias, De unico vocationis modo, conhecida em espanhol como Del único modo de atraer a todos los pueblos a la verdadera religión, Brevísima relación de la destrucción de las Indias, Los dieciséis remedios para la reformación de las Indias, Apologética historia sumaria, De thesauris e Treinta proposiciones muy jurídicas.

As reflexões desenvolvidas no livro do Pe. Marcelo Neves têm como objetivo apresentar a idéia de tolerância presente em sua Apologia e em seu De unico. Mais precisamente, o “método tolerável” de conduzir os povos à verdadeira religião proposto por ele. E, ainda, ver como, pelo menos em suas linhas essenciais, a questão permeia grande parte de seus tratados, sobretudo os que fez publicar pelos idos tempos de 1551.

A obra, dedicada ao Papa Bento XVI, busca segundo o autor “mostrar que, embora a tolerância seja, num primeiro momento, definida de forma negativa, isto é, como ‘suportação’, no entanto é positiva e ativa. Positiva, enquanto implica uma apreciação favorável do universo indígena, sobretudo religioso. Ativa, enquanto parte de sua Apologia, ou seja, daquela parte da sua obra que visa defender os índios das agressões dos colonizadores”.

Para o Pe. Neves, o modelo de Las Casas é a “’tolerância nos limites do cristianismo católico’; isto porque o discurso lascasiano é desenvolvido numa perspectiva missionária e visa mostrar o caminho, a melhor forma e o melhor método para a comunicação da “verdadeira religião”.

Para o autor, “nisto consiste, a novidade de Las Casas: seu pensamento não tem lugar contra, mas a partir de dentro do catolicismo, ou seja, o método por ele defendido, em pleno século XVI, é apresentado como uma exigência do cristianismo em geral, e do catolicismo em particular”.

Atualmente, Fr. Marcelo Santos das Neves reside em Roma onde é professor na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino – Angelicum – desde 2007. Nascido em Minas Gerais, é religioso Dominicano desde 1984 e sacerdote desde 1991. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Teologia pela Studium Teologicum Bolognese (1991) e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino – Angelicum – em Roma (1995). Revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais, como Doutor em Direito (1999). É também doutor em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp) em São paulo (2006). Foi Prior do Convento Santo Alberto Magno na Capital paulista (2004-2007). É autor de numerosos artigos em diversas revistas nacionais e internacionais como a Revista Angelicum (Itália) e na Revista de Ciências da Religião da Faculdade Católica de Uberlândia e na Revista Lumen Veritatis. O Pe. Marcelo Neves além de ser professor convidado do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (IFAT) realizou diversos ciclos de conferências no Seminário São Tomás de Aquino.