Marcos Inácio Melo – 2º Ano TeologiaMons diploma_13

Em nome e por autoridade de Bento XVI e pela potestade apostólica concedida à Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), Mons. João Scognamiglio Clá Dias recebeu o título de Doutor canônico em Teologia com a nota Summa cum laude, na Igreja do Seminário São Tomás de Aquino (Brasil), no dia 3 de novembro de 2010.

O Reitor da Universidade Pontifícia Bolivariana, Mons. Luis Fernando Rodríguez Velásquez, presidiu a cerimônia na qual estava presente o Decano da Escola de Teologia, Filosofia e Humanidades da UPB, Pe. Diego Alonso Marulanda Díaz.

Após a entonação dos hinos nacionais da Colômbia e do Brasil, e a imposição do escudo da UPB no escapulário do ilustre graduando, foi-lhe concedido o título de Doutor em Teologia pela defesa da tese: “O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira”.

Ao receber este título, Mons. João Clá prestou o solene juramento institucional que exige as virtudes morais do espírito bolivariano, assim como a plena fidelidade à moral cristã.

Mons. Luis Fernando Rodríguez Velásquez dirigiu as seguintes palavras ao novo doutor canônico em teologia, em presença do público que deixou repleta a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

“Mons. João Clá, Doutor em Teologia pela Universidade Pontifícia Bolivariana, queridíssimos membros dos Arautos do Evangelho, amigos todos; é para mim motivo de grande alegria vir ao Brasil, São Paulo, para entregar pessoalmente a Mons. João Clá o título de Doutor em Teologia.

“Todos somos testemunhas de como Monsenhor cumpriu ao longo de sua existência um reto caminho em busca da verdade, dando espaço à ação do Espírito em sua vida, reservando um lugar em seu coração ao amor de Deus. Isto faz com que ele possua esta capacidade de convocatória que atrai a ação do Espírito, a fim de que o amor de Deus suscite uma comunidade como os Arautos do Evangelho. Para isso, o Senhor se aproveita como instrumento valiosíssimo da pessoa, do ser e da vida de Mons. João Clá.

“Neste exercício em busca da verdade Mons. Clá se esforçou em esquadrinhar os princípios do Evangelho, da Sagrada Escritura, do Magistério da Igreja, e ao que nossos teólogos e filósofos produziram ao longo de 2000 anos. Ele entendeu muito bem que primeiro é necessário conhecer o Senhor para poder amá-lo e anunciá-lo. Esta foi a vida de Mons. Clá: conhecer a doutrina, através do estudo e da disciplina, amar com coração ardente e converter-se em peregrino e testemunha de Jesus.

“Seu título de teólogo não é mais que uma ratificação do que foi a sua vida. Por esta razão, quando na UPB – criada em 1936 e reconhecida como pontifícia em 1945 – tomamos conhecimento do desejo, do anelo e do sonho de Monsenhor João Clá de obter o título de doutor, imediatamente a diretoria da faculdade, Pe. Jorge Iván e Pe. Diego Marulanda, confrontaram toda a experiência acadêmica de Monsenhor somadas à sua experiência de vida.

“Como determinam nossos estatutos bem se poderia homologar suas experiências acadêmicas, pastorais e laborais, porque sem dúvida, quando se trata de doutorado o que se busca é experiência de vida, e no caso de Monsenhor poderíamos ainda acrescentar experiência de espiritualidade. Assim, pôde perfeitamente concluir seu trabalho de tese. Obra, aliás, feita com amor, fé, esperança e qualidade. Assim, pois, deve ser sempre nosso exercício acadêmico: qualidade, fé, esperança e amor.

“Seu trabalho foi extensíssimo. Centenas de páginas foi o resultado final de uma obra que sem dúvida alguma irá marcar a História dos Arautos do Evangelho. Com a publicação da tese todos poderão gozar e deleitar-se com esta obra, que repito, foi feita com muito amor, e espero não me equivocar, preparada em vista de cada um de vós.

“Felicito de todo coração a Mons. Clá. Agradeço seu testemunho valente de entrega ao realizar a tese doutoral em meio às múltiplas ocupações próprias à sua função. Gostaria publicamente de agradecer a Monsenhor a confiança que ele depositou em nossa Universidade Pontifícia Bolivariana, pois bem conheço as referências que tem dado de nossa instituição. Nosso compromisso não é defraudá-los, mas seguir acompanhando esta formação íntegra e integral.

“Agradeço por acreditar na UPB, pela possibilidade de convidar-nos ao Brasil dando-nos oportunidade de conhecer esta obra. Sem dúvida alguma, quando retornarmos a Medellín, possuiremos gratas recordações.

“Que seu trabalho – não me refiro apenas ao acadêmico, mas também ao pastoral relacionado com todos os seus filhos – produza frutos em abundância para maior glória de Deus. Muito obrigado”.

Após a leitura e assinatura da ata, foi entoado em ação de graças o cântico do Magnificat.