Um drama e uma visita. Dona Maria Natúrcia, residente na cidade de Nova Europa, interior do Estado de São Paulo, há mais de um ano havia sofrido um derrame cerebral, que lhe deixou graves sequelas no braço. Até que ela recebeu uma visita… Ao rezar diante da Imagem peregrina da Virgem de Fátima, seu braço ficou curado! Ela chorava e agradecia a Deus por esse milagre obtido pela intercessão de Nossa Senhora. Dona Natúrcia apresentava aos dois missionários dos Arautos do Evangelho o braço inteiramente são, com a mobilidade recuperada e total ausência de dor.

Este fato é um entre os muitos sinais que se dão no trabalho pastoral da Cavalaria de Maria. Incansavelmente, esta comunidade itinerante dos Arautos do Evangelho percorre, há décadas, o nosso Brasil, de norte a sul, realizando Missões Marianas a convite de bispos e párocos. Com seu método peculiar de atuação, os Arautos missionários visitam casas, escritórios e estabelecimentos comerciais, portando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima e levando uma palavra de fé, de alento e de esperança.

Esse árduo, mas recompensador, trabalho de afervoramento dos fieis tem sido abençoado sobremaneira pela Divina Providência. Pe. Jorge Ricardo, Pároco de Sant’Ana, em Herculândia, no interior de São Paulo, deu seu depoimento a propósito dos inumeráveis testemunhos da benéfica ação deste grupo de missionários: “Salve Maria! O povo de Herculândia, encantado pelo olhar materno de Nossa Senhora e pelo testemunho magnífico dos Arautos do Evangelho, reza, canta e alegra-se pelo trabalho da Cavalaria de Maria. Comprometemo-nos a colocar como uma das principais intenções de todas as Santas Missas dominicais a vida, a vocação e o trabalho de cada um de vocês, nossos irmãos, e, a partir de agora, nossos filhos na oração! Deus vos abençoe! E contem sempre conosco para o que for preciso”.[1]

O que é a Cavalaria de Maria?

10_Cavalaria_Miranda_MI_Ipatinga-MG2

A Cavalaria de Maria foi instituída por Mons. João Scognamiglio Clá Dias, Fundador dos Arautos do Evangelho. É composta por cerca de vinte Arautos do Evangelho, conhecidos como Cavaleiros de Maria. Embora sempre acompanhados por sacerdotes, são eles, na maioria, leigos de vida consagrada, que vivem como missionários permanentes percorrendo as vastidões do Brasil, visitando as dioceses e suas paróquias.

Durante o período de uma semana, procuram eles visitar todas as casas de uma determinada paróquia, a fim de animar os paroquianos na vida cristã e convidar a todos para a celebração da Missa dominical. Também participam sacerdotes da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, que, solícitos à orientação dos párocos, auxiliam-nos na visita a doentes, nas Celebrações Eucarísticas e na administração dos sacramentos, especialmente o da Reconciliação. Também alguns membros do Seminário São Tomás de Aquino fazem estágios para completar sua formação pastoral, como o caso de Christian Nunes e Rodrigo de Castro. Esses jovens evangelizadores sentem-se felizes em cooperar com o clero diocesano nessa grande obra de reaproximação dos filhos afastados da Igreja, como outrora o Divino Mestre fez com a pecadora como narrado no Evangelho.

O trabalho missionário

Iluminados pelos primeiros raios da alvorada, os Cavaleiros de Maria rezam em conjunto, pedindo graças para a jornada, e se dirigem ao centro paroquial onde é servido, pelos paroquianos, o café da manhã. Em seguida  dirigem-se à igreja, onde um Arauto sacerdote celebra a Missa seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Outro arauto sacerdote se dedica a atender aos fieis que desejam se beneficiar do sacramento da Reconciliação. Junto a Jesus Eucarístico pedem eles bênçãos e graças especiais para as pessoas que serão visitadas. Durante toda a missão mariana, Arautos e paroquianos se revezam em adoração diante da Hóstia Consagrada, a fim de obterem graças especialíssimas.

10_Cavalaria_Miranda_MI_S.Jorge do Iva°-PR_CroppConcluído um período de adoração, os membros da Cavalaria de Maria se dividem em grupos compostos de cinco ou seis membros, para os quais se designa uma área da paróquia a ser visitada. Cada uma tem um padroeiro: São João, São Tiago, São Pedro e São Paulo. Os grupos vão de porta em porta, levando a residências – e também a estabelecimentos comerciais, repartições públicas, conventos, escolas, hospitais, orfanatos, asilos, fábricas, presídios – o conforto espiritual e a paz, por meio da bela imagem do Sapiencial e Imaculado Coração da Virgem de Fátima.

O som da doce melodia do A treze de maio vai ecoando pelas ruas da cidade e as pessoas passam de simples curiosos a anfitriões amorosos da Virgem de Fátima. No ambiente do lar, após uma breve explicação e um período de oração diante da Imagem Peregrina, faz-se o censo paroquial. Ao fim, rezam em conjunto uma oração pela família.

10_Cavalaria_Miranda_MI_Ipatinga1-MGConsolações e conversões mudam o ambiente dos lares visitados. A presença de Nossa Senhora se torna sensível através da Imagem. Muitos católicos não praticantes manifestam o desejo de mudar de vida e voltar a frequentar os sacramentos e a vida paroquial. É interessante notar que quanto maior a manifestação de alegria e piedade dos fieis, maior o fluxo de pedidos de confissão.

O sol se põe, mas o dia para os Cavaleiros de Maria não está concluído. Por volta das dezoito horas, dirigem-se à Matriz, a fim de concluirem a adoração e receberem a bênção do Santíssimo Sacramento. Em seguida inicia-se a Santa Missa. A cada dia, o número de fieis aumenta, não somente porque os Cavaleiros de Maria animam a Celebração Eucarística vespertina com cortejos, cânticos e músicas instrumentais, mas, sobretudo, porque a grande missionária da Cavalaria, Nossa Senhora, vai chamando seus filhos, na intimidade de seus corações, a se encontrarem com seu Divino Filho.

10_Cavalaria_Miranda_MI_Ipatinga-MGNão há limites para propagar o bem. As pessoas que circundam o cotidiano da Missão Mariana acorrem à igreja para se beneficiar das celebrações, aumentar seu conhecimento e acrescer seu amor à Virgem Santíssima. Para isso, é promovido na quinta-feira, logo depois da Missa vespertina, um breve vídeo explicativo sobre a mensagem de Fátima, com as palavras de Mons. João S. Clá Dias, EP. Na sexta-feira promove-se uma catequese a respeito da devoção e história do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, ocasião em que centenas de fieis o recebem, com a benção e a imposição feita pelo sacerdote. No sábado, o dia é especialmente consagrado a Nossa Senhora: após a Missa da noite todos manifestam sua fé pelas ruas em procissão luminosa, rezando os mistérios do Rosário. Os homens conduzem tochas de fogo, como um símbolo de nossa fé, e portam o andor da Imagem Peregrina, especialmente adornado e florido. As senhoras, os jovens e crianças portam velas. Todos expressam seu filial afeto à Mãe de Deus. Esse grande entusiasmo e fervor são estimulados com brados e vivas a Cristo Rei e a Maria Santíssima Rainha e brindados, no fim da Celebração Eucarística, com uma queima de fogos de artifício.10_Cavalaria_Miranda_MI_Quintana-SP

Em seguida os membros da Cavalaria de Maria jantam e preparam o necessário para a jornada seguinte, pois até mesmo o tempo de descanso é reduzido. O curto período livre é preenchido com estudo e leitura, além de orações pessoais e outras atividades formativas.

Despedida e continuidade

A semana de missão se encerra com a Missa dominical, na qual é feita a solene coroação da Imagem de Nossa Senhora. A igreja sempre fica repleta de fieis, e a celebração é ocasião de muitas graças, inclusive de numerosas conversões.

A ação da Cavalaria de Maria não termina nessa inesquecível solenidade. A fim de que a semente plantada pela missão mariana não caia junto aos pedregulhos ou ao alcance das aves do céu (cf. Mt 13), as pessoas são estimuladas a perseverarem nas graças recebidas durante a visita de Nossa Senhora, através da participação nas pastorais da paróquia.

O contato com os Arautos permanece através da leitura da revista Arautos do Evangelho, ou das correspondências por correio e pela internet. No entanto, o meio mais eficaz é o Oratório de Maria Rainha dos Corações, busto de Nossa Senhora de Fátima que peregrina por 30 lares com revezamento diário. Na missa de encerramento da Missão Mariana realiza-se a bênção dos Oratórios. Eles são então entregues aos coordenadores de um grupo de 30 famílias, as quais receberão mensalmente a visita desta imagem de Nossa Senhora prolongando assim as graças dadas por Deus durante a missão.10_Cavalaria_Miranda_MI_Itapeva-SP

O Apostolado do Oratório foi abençoado em 2001, pelo Papa Beato João Paulo II, como incentivo à oração em família, especialmente através da recitação do santo Rosário. No primeiro sábado do mês os participantes reúnem-se para uma celebração na paróquia, auxiliando o pároco e divulgando a devoção mariana. Todo este esforço tem como objetivo atender ao chamado do Beato João Paulo II e, posteriormente, do Papa Bento XVI em Aparecida, acerca da Nova Evangelização.

Nova Evangelização para nossos dias

Ecoando nos corações de cada católico e especialmente nas juvenis almas entregues ao serviço de Deus nas fileiras dos Arautos do Evangelho, aquele desejo expresso por Nosso Senhor Jesus Cristo, “ide e pregai o Evangelho ao mundo inteiro” (Mc 16,15), anima-os a proclamar e evangelizar em nosso mundo atual.

Dadas as circunstâncias tão peculiares que nosso mundo globalizado apresenta, a Cavalaria de Maria procura, justamente, alcançar os católicos não praticantes, de uma maneira ao mesmo tempo nova e antiga: como outrora Maria visitou sua prima Santa Isabel para anunciar a Encarnação de Jesus (cf. Lc 1, 40), assim é a própria Virgem de Fátima que visita seus filhos, conduzida pelos dedicados jovens da Cavalaria de Maria.

10_Cavalaria_Miranda_MI_Ribeir∆o Branco-SP

Por João Pedro Neto Rodrigues Miranda


[1] Comentário postado em: cavalariademaria.blog.arautos.org