Anderson Fernandes Pereira (2º Ano Teologia)Thabor 

Concluídas as revigorantes férias de fim de ano, é chegada a hora de retomar os trabalhos e estudos dos Institutos filosófico e teológico da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli.          

A fim de esclarecer e orientar os alunos sobre os planos, métodos e metas relativas ao primeiro semestre de 2010, foi realizada no último dia 29 pelo Revdo. Diácono Carlos Werner Benjumea, EP, Prefeito dos estudos.

Tomas AquinoApós ter abordado temas referentes ao sistema de estudos e avaliações, o conferencista passou a tratar sobre a impostação necessária para se alcançarem com pleno êxito os objetivos destes estudos. Realizou uma clara exposição, baseada na aula inaugural de São Tomás de Aquino sobre o salmo 104(103),13 “De tuas altas moradas regas os montes, e a terra se sacia com o fruto de tuas obras”.[1]

Em síntese, explica o Doutor Angélico que Deus instituiu uma lei, a qual faz com que “os dons da Providência cheguem aos lugares mais baixos por meio de realidades intermediárias.”

Deste modo, demonstra a elevação da doutrina espiritual, pela sua origem, sua transcendência e a sublimidade de seu fim; em segundo lugar, avalia a dignidade dos que a ensinam e a necessidade de serem eminentes pelo exemplo de suas vidas, pois como diz São Gregório, “se a vida de alguém é desprezada, também a sua pregação será desprezada.” Em seguida, afirma que a condição dos que escutam deve ser a humildade, como lemos em (Pr 11, 2): “Onde entra a insolência, entra o desprezo, mas com os humildes está a sabedoria.” Por fim, considera a forma pela qual a doutrina é transmitida, pois ninguém pode pretender ter em virtude de suas próprias forças, méritos e qualidades suficientes para exercer  um tal ministério, mas isso se pode esperar de Deus como recomenda São Tiago em sua epístola:“Se alguém dentre vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem recriminações, e ela ser-lhe-á dada”.

É com essa confiança no auxílio da Providência Divina que esperamos transpor mais este ano de estudos, a fim de estar preparados para melhor servir a Deus e à sua Igreja.


[1] AQUINO, Tomás de. Opera Omnia. Torino, 1980. Na primavera de 1256, com a carta de recomendação do Papa e esta aula inaugural ou principium – como era denominada tal aula –, São Tomás foi introduzido como bacharel em Sacra pagina. São Tomás possuía cerca de 30 anos. Como de costume, recolheu-se em oração ante o altar do Santíssimo Sacramento, rogando ao Senhor que lhe infundisse ciência e graça para começar bem e cumprir adequadamente o ofício de Mestre. Recitou o Salmo 11: “Me salva Senhor, pois não há santos, pois a verdade desapareceu dentre os filhos do homem”. Feita esta recitação lhe apareceu um ancião, com hábito dominicano, São Domingos de Gusmão, que lhe instruiu tomar o texto do Salmo 103, 13: “De tuas altas moradas regas os montes, e a terra se sacia com o fruto de tuas obras”.