Felipe Rodrigues – 3º Ano de Teologia

UPB 2

Entre os dias 26 e 30 de Abril, 22 membros dos Arautos do Evangelho e ex-alunos do Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA), defenderam suas teses de Teologia para obter o grau de mestres na UBP, Universidade Pontifícia Bolivariana, em Medellín, Colômbia. Provenientes de 8 nações, alguns destes novos Mestres serão professores em São Paulo, Brasil, Portugal e Colômbia.

Foram laureados 9 mestres em Doutrina Social da Igreja, e 13 em Teologia Dogmática. Alguns dos alunos receberam uma carta da mencionada universidade, pedindo autorização para suas respectivas teses serem publicadas na revista acadêmica da UPB, Cuestiones Teologicas. Em 14 de Maio, realizou-se a cerimônia de colação de grau com grande pompa e solenidade.

Entre as teses que serão publicadas na revista da universidade se encontram a do Pe. Santiago Canals Coma, E.P., cujo título é La via pulchritudinis, respuesta a los desafíos dela época contemporânea; Pe. Joshua Alexander Sequeira, E.P., A theology of synderesis and natural law, and it’s consequences today: a reply to relativism an it´s objections agains the magisterium of the church; a do Sr. Roberto Kasuo Takayanagi, Educaçao cristā e humanismo integral; da Ir. María Angélica Iamasaki, Paz de Cristo: objetivo inalcançavel?; Ir. Clarissa Ribeiro de Sena, Os dogmas na Igreja: uma reflexâo a partir dos dogmasUPB marianos. Todos prosseguirão os estudos de doutorado, não só na Bolivariana como em universidades romanas, entre outras da Europa.

Qual foi o objetivo deles ao entrarem pelas vias acadêmicas? Certamente não é o de se transformar numa biblioteca ambulante, nem mesmo para seu benefício pessoal. Têm eles, isto sim, o ideal de propagar, por todo o mundo, o Reino de Deus. Para isso, querem ter em mãos todos os meios necessários a fim de atingir suas metas. Como acabamos de dizer, isto não é senão um meio, um instrumento, para alcançar seus fins, combater o combate, percorrer a corrida, guardar e propagar a fé, à espera do prêmio da glória. Júbilo na Virgo Flos Carmeli, e júbilo no Céu por mais esta conquista, realizada com o objetivo de melhor servir à Santa Igreja Católica Apostólica Romana.