Marcos Eduardo Melo dos Santos – 2º ano teologia

Fotos: César Díez

VotosOs perfumes do incenso e os acordes grandiosos de Händel, harmonizados com o gótico policromado da igreja Nossa Senhora do Rosário em Caierias – São Paulo – formou o cadre perfeito para uma cerimônia que certamente marcará a história do Seminário São Tomás de Aquino.

Terça-feira, dia 18 de maio, foi realizada uma solene celebração Eucarística em ação de graças pela primeira cerimônia de Emissão de votos Perpétuos e de Incorporação Definitiva na Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli. Os 27 sacerdotes ajoelharam-se, um após o outro, com as mãos postas, diante do superior geral, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias EP, para pronunciar a fórmula do voto.

Cada candidato colocou suas mãos entre as mãos do Superior Geral, um costume ainda hoje seguido na Igreja Católica como, por exemplo, quando os sacerdotes prometem obediência ao bispo ordenante.

Votos2Assim, os sacerdotes pronunciaram os votos de castidade, pobreza e obediência, segundo os estatutos da Sociedade Virgo Flos Carmeli. Em seguida, cada um colocava e assinava, sobre o altar, um documento que manifesta este sublime propósito. Após este ato, Monsenhor, de braços abertos, rogava em uma bela oração: “Possam cumprir com fidelidade o que com alegria prometeram. Tenham ante os olhos o exemplo do Mestre e o imitem com perseverança. Sejam íntegros na castidade, felizes na pobreza, generosos na obediência”.

Votos3O rito finalizava-se com o abraço fraterno, onde se manifestava o afeto filial de Monsenhor a seus filhos e discípulos. Esta cerimônia de emissão de votos, símbolo da entrega voluntária e real, faz recordar uma frase paulina, hilarem datorem diligit Deus, “Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7).

No final da cerimônia, o princípio de que há maior alegria em dar do que em receber, estava bem expressa na fisionomia destes clérigos que se entregaram a uma vida de perfeição, na Sociedade Virgo Flos Carmeli, a serviço da Igreja.