Anderson Carlos de Oliveira – 3°ano de Teologia

São Francisco XavierHá quem diga que quanto maior for a penitência aplicada ao pecador arrependido, maiores será sua contrição e seu desejo de emenda. E essas mesmas pessoas, costumam fundamentar suas opiniões dizendo que em certas épocas a severidade da disciplina eclesiástica era tal, que os confessores impunham penitências rigorosíssimas as quais, às vezes, exigiam anos para serem cumpridas, conforme a maior ou menor gravidade do delito. Mas seriam os santos partidários desse modo de agir? Vejamos…

Durante a viagem de São Francisco Xavier às Índias (1542), encontrava-se um soldado português que havia dezoito anos não se confessava, nem procurava remédio para sua alma, pois tinha perdido todas as esperanças de salvação. Procurou o santo embarcar com ele na mesma nau, e, pouco a pouco, sem revelar seu intento, travou amizade com ele. Ganhando-lhe a simpatia, veio um dia a perguntar, em tom de intimidade, quanto tempo havia que se confessara. Respondeu ele, sem se assustar, que dezoito anos já haviam passado desde que ele se ajoelhara pela última vez aos pés do confessor.

– Causa devíeis ter, pois os outros fiéis não costumam demorar tanto – disse o Santo.

– A causa – disse o soldado – foi porque o meu padre vigário não me quis absolver, e eu, como vi que não podia emendar-me, tive por inútil buscar a confissão.

Continuou então o Santo, com grande serenidade de ânimo e de semblante:

– Deixe comigo. O vigário fez ao modo dele, mas, se vós quiserdes, façamos isso ao meu modo. Fazei um exame de consciência e eu vos ajudarei a lembrar dos pecados esquecidos. Em seguida, absolver-vos-ei.

Assim fez o soldado, com muitas lágrimas e suspiros, que mostravam a verdade de seu arrependimento. E São Francisco lhe impôs, de penitência, apenas um Pai-nosso e uma Ave-Maria. O penitente ficou estupefato. Mas o Santo lhe disse que o ajudaria a expiar seus pecados. E logo, entrando no espesso bosque vizinho – pois já estava em terra firme, quando ouviu a confissão – entregou-se à oração e à penitência.

Com tal cena ficou o soldado tão impressionado e compungido, que dali por diante voluntariamente se entregou a uma vida penitente e reformada.