VatNos dias 8 e 9 de outubro, realizou-se em Roma o Congresso de Estudos em recordação do XX Aniversário de promulgação do Código de Direito Canônico Oriental. Alguns membros de Virgo Flos Carmeli, ex-alunos do ITTA participaram do evento realizado na sala “Giovanni Paolo II” da Sala Stampa da Santa Sé.

Em comemoração aos 20 anos de promulgação do Codex Canonum Ecclesiarum Orientalium, o Pontifício Conselho para os Textos Legislativos com a preciosa colaboração da Congregação para as Igrejas Orientais, do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e do Pontifício Instituto Oriental, organizaram o congresso em três sessões temáticas: A evolução histórica da codificação oriental; A atividade legislativa das Igrejas Orientais e os aspectos ecumênicos do direito oriental.

Participaram ativamente do evento, S.E.R. o Cardeal D. Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientáis; S.E. D. Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho paras os Textos Legislativos; S.E. D. Kurt Koch, Presidente do Pontificio Conselho para a unidade dos cristãos; S.E. Mons. Cyril Vasil’, S.I., Secretário da Congregação para as Igrejas Orientais; S.E. Mons. Juan Ignacio Arrieta Ochoa de Chinchetru, Secretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos e o Revmo. P. Michael J. Kuchera, Decano da Faculdade de Direito Canônico Oriental do Pontifício Instituto Oriental.

Na primeira sessão da manhã, dois relatores ilustraram a História da codificação oriental e a sua relevância nestes vinte anos de vigência na vida da Igreja Católica especialmente para as Igrejas Orientais sui iuris.

À tarde, o congresso versou sobre atividade legislativa das Igrejas orientais sui iuris à luz do CCEO. Ao fim da sessão, o Pontifício Instituto Oriental conferiu solenemente o Doutorado honoris causa ao Professor Carl Gerold Fürst pela sua contribuição na codificação e ensino do Codex Canonum Ecclesiarum Orientalium.

No sábado pela manhã, os conferencistas ressaltaram os aspectos ecumênicos do direito oriental, em particular a relação com o direito canônico da Igreja Ortodoxa, exposto por relatores de igrejas não em plena comunhão com a Sé de Pedro.  Nesta sessão, foi homenageado Mons. Eleuterio Fortino, por seu benemérito esforço em favorecer a unidade dos cristãos.

O encerramento do Congresso realizou-se com a Audiência na Sala Clementina, estando presente o Santo Padre.

Durante o congresso, alguns ex-alunos do ITTA que fazem mestrado e doutorado nas universidades romanas, puderam encontrar-se com vários conhecidos, além de eminentes cardeais do sacro colégio, como Cardeal Sandri, Prefeito da Congregação para os Ritos Orientais, Cardeal Angelo Sodano, Cardeal Herranz e Cardeal Castrillón Hoyos.

O Código de Direito Canônico Oriental (CCEO) se aplica aos ritos orientais da Igreja Católica. Estes somam 17 milhões de fiéis de diversos países unidos com o Papa em 23 ritos, verdadeira riqueza de línguas, costumes, raças e tradições.