Ferndorodriguez Victor Baltazar Castillo López – 2º Ano Teologia

Domingo, dia 31 de outubro, Mons. Luis Fernando Rodríguez Velásquez, Reitor Geral da Universidade Bolivariana (UPB, Medellín, Colômbia), concelebrou a Eucaristia com Pe. Jorge Iván Ramírez Aguirre, Vice-reitor Acadêmico da UPB, e Pe. Diego Alonso Marulanda Díaz, Decano da Escola de Teologia, Filosofia e Humanidades da UPB. O Evento se deu na Igreja do Seminário São Tomás de Aquino, Brasil.

Além de conhecer pessoalmente os estudantes e as instalações do Seminário, estes três sacerdotes da diocese de Medellín (Colômbia) visitaram o Brasil para participar de um ciclo de Conferências de Mons. Jean-Louis Bruguès, Secretário da Congregação para a Educação Católica, sobre a “A Veritatis Splendor e a Teología Moral hoje”.

No início da Missa, Mons. Luis Fernando Rodríguez Velásquez, explicou que sua visita ao seminário servirá para “estreitar os vínculos de amizade e mútua colaboração entre a Universidade Bolivariana e os Arautos do Evangelho”.

No sermão, Monsenhor sintetizou a liturgia em duas palavras: “Misericórdia e acolhimento”.

“Deus tudo faz com perfeição, como narra o relato da criação; criou por ter previamente amado o mundo e o homem. Ainda que, pelo pecado, o homem volte as costas ao Criador, Deus permanece amando com sua imensa misericórdia. Portanto, cabe ao homem ter a atitude de acolhimento refletida no episódio de Zaqueu diante do mestre”.

O publicano abriu as portas de sua casa, ou seja, abriu o coração ao Senhor que segundo o Apocalipse, “passa e não volta”. Abrir o coração significa que “Jesus pede uma radical mudança de mentalidade e de vida”, assinalava o Reitor.

Concluiu suas substanciosas palavras com uma oração rogando a incondicional disposição de acolhimento à misericórdia de Deus, conforme o exemplo da Bem-aventurada Virgem Maria: “Fiat mihi secundum verbum tuum”.

Mons. Luis Fernando Rodríguez Velásquez fez os estudos primários no colégio da UPB. Ingressando no Seminário Conciliar de Medellín, realizou filosofia e teologia na própria UPB, onde obteve o grau de Teólogo.

Obteve a Licenciatura em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Atualmente é doutorando pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá. É Licenciado em Educação Religiosa, nas faculdades de Teologia e Educação da UPB. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1984. Em 1995 foi laureado com o título Pontifício de Capelão de Sua Santidade.

Além de diversas atividades pastorais e administrativas na Arquidiocese de Medellín, trabalhou durante sete anos como oficial e assessor no Pontifício Conselho para a Família. É especialista em temas referentes à família eJorgeivan à vida, tendo escrito várias obras e artigos pastorais.

Pe. Jorge Iván Ramírez Aguirre, Vice-reitor Acadêmico da UPB, é professor titular da faculdade de Filosofia e especialista em estudos clássicos e línguas antigas da Sagrada Escritura. É Mestre em Teologia pela Universidade Pontifícia Bolivariana e Licenciado em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Além de varias atividades como professor em prestigiosos estabelecimentos Diegomarulandacolombianos, escreveu livros e seções de livros na Colômbia, Chile, México e Itália, somando cerca de 30 artigos em revistas científicas especializadas.

Pe. Diego Alonso Marulanda Díaz é sacerdote da Arquidiocese de Medellín e Decano da Escola de Teologia, Filosofia e Humanidades. Após ser laureado com o título de Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma exerce funções acadêmicas na UPB e pastorais na Arquidiocese de Medellín.