Redação: Marcos Eduardo Melo dos Santos – 2º ano Teologia

Padre UPBFotos: César Díez

Neste domingo de Pentecostes, 23 de maio, dois ilustres professores da Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB, Medellín, Colômbia) concelebraram a Solenidade na Igreja do Seminário, em presença da comunidade acadêmica do ITTA e do IFAT.

 Pe. Diego Uribe, Vice-presidente da Academia Colombiana de Historia Eclesiástica, Pe. José Luis Paniagua, docente de Teologia e Ciência Patrística, e Pe. Santiago Morazzani Arraiz EP, Reitor do Seminário Menor, concelebraram a solene Eucaristia na igreja do Seminário, repleta de Arautos do Evangelho.

Na Homilia, o Pe. Diego Uribe, com voz harmoniosa, vocabulário rico e conhecimentoPentecostes profundo, ressaltou as obras do Espírito Santo na vida de Maria, Mãe de Jesus, e na expansão da Igreja no primeiro século do cristianismo. Observou que é “a descida do Espírito Santo que hoje a Igreja necessita para proclamar ao mundo a Palavra de paz, a alegria e o amor”. Ao final, dirigiu uma oração ao Espírito Santo pedindo a sua vinda sobre os fiéis e que transmitisse, o quanto antes, na sociedade atual e na Igreja de Deus, “a paz, a justiça, a beleza e a alegria”.

Pe. Uribe e Pe. Paniagua, visitam o Brasil para ministrar aulas a um curso em Teologia, 15 alunos, em sua maioria clérigos, pertencentes à Sociedade Virgo Flos Carmeli.

Padre UPB2O Pe. Diego Alberto Uribe Castrillón nasceu em Medellín (1961), é Mestre em Sagrada Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, 1986). Foi ordenado Presbítero pelo Servo de Deus João Paulo II (Medellín, 1986). Entre diversas atividades e substancioso currículo, destaca-se que foi formador do Seminário Conciliar de Medellín, Delegado Arquiepiscopal para a Liturgia e cerimoniário oficial da Catedral de Medellín, Prelado Comendador da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, Professor de Teologia Dogmática da Universidade Pontifícia Bolivariana, Professor Titular da Universidade Pontifícia Bolivariana e Vicepresidente da Academia Colombiana de Historia Eclesiástica.

 Pe. José Luis Paniagua é sacerdote, foi ordenado em 2000 por Mons. Alberto Giraldo Jaramillo, que era o entãoPaniagua Arcebispo de Medellín. Docente de Teologia na Bolivariana, formado em Filosofia e Teologia na UPB de Medellín e mestre em Teologia e Ciência Patrística pelo Instituto Patrístico Agustiniano de Roma (2008). Atualmente é pároco na paróquia Madre Teresa de Calcutá, na cidade de Itagüí, na Área Metropolitana da Arquidiocese de Medellín.