Mons. João Scognamiglio Clá Dias,EP , cônego honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, é fundador da Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e da Sociedade Feminina de Vida apostólica Regina Virginum. Atualmente é Superior-Geral de Virgo Flos Carmeli e de Arautos do Evangelho.

Mons. João Scognamiglio Clá Dias é natural de S. Paulo, Brasil, tendo nascido a 15 de agosto de 1939. Seus pais, António Clá Dias e Annitta Scognamiglio Clá Dias, constituíam uma família de imigrantes europeus (o pai era espanhol, originário de Cádiz e a mãe, italiana, é natural de Roma), na qual a fé católica, herdada de seus maiores, era ainda muito viva.

Esse vigor da Fé manifestou-se desde cedo no jovem João, pois, já nos bancos escolares procurava organizar com seus colegas um movimento para dar aos jovens uma orientação virtuosa à existência. Fez parte das Congregações Marianas e, a convite de um professor, ingressou, em 23 de maio de 1956, na Ordem Terceira do Carmo, dos PP. Carmelitas da antiga observância, na cidade de S. Paulo, fato que marcou sua vida.

Fez os seus estudos secundários no Colégio Estadual Roosevelt e cursou Direito na tradicional Faculdade do Largo de São Francisco, de São Paulo. Durante os estudos superiores, destacou-se como um ativo líder universitário católico nos convulsionados anos que precederam a revolução da Sorbonne, de maio de 1968.

Vendo que a música seria um eficaz meio de evangelização, aperfeiçoou seus conhecimentos com o renomado maestro Miguel Arqueróns, regente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.

Seu intenso desejo de dedicar a vida ao apostolado, para o que se tornava necessário um amplo conhecimento doutrinário, o levou a realizar estudos teológicos tomistas com grandes catedráticos de Salamanca (Espanha), como o Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., o Pe. Marcelino Cabreros de Anta C.M.F., o Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., o Pe. Esteban Gómez O.P., o Pe. Antonio Royo Marín O.P., o Pe. Teófilo Urdánoz O.P. e o Pe. Armando Bandera O.P. Como demonstração de profundo agradecimento aos seus mestres, divulgou anos depois as biografias de vários deles, com edições na Espanha e nos Estados Unidos: “Antonio Royo Marín, mestre de espiritualidade, brilhante pregador e famoso escritor”, “Pe. Cabreros de Anta CMF, firme pilar do Direito Canônico em nosso século”. Formou-se em Filosofia e, em Teologia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasilero, de São Paulo; é licenciado em Humanidades pela Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, da República Dominicana, doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade S. Tomás de Aquino (Angelicum) e em Teologia pela Universidad Pontifícia Bolivariana, de Medellin, Colômbia.

Um profundo anseio de perfeição o levou, em 1970, a iniciar uma experiência de vida comunitária, em um antigo imóvel beneditino, em São Paulo. Dos primeiros companheiros, ninguém perseverou. Porém, após numerosas dificuldades, aquela experiência adquiriu solidez, dando origem, depois, aos Arautos do Evangelho. Multiplicaram-se, a partir deste foco originário, casas de vida comunitária onde seus membros se dedicavam à oração e ao estudo como preparação para a ação evangelizadora.

Juridicamente, o movimento formado por Mons. João Clá tomou a forma de uma Associação Privada de Fiéis, os Arautos do Evangelho, na diocese de Campo Limpo (Brasil). E em decorrência de sua implantação em outros 20 países foi reconhecido pelo Pontifício Conselho dos Leigos, em 22 de fevereiro de 2001, como uma Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício, que hoje estende suas atividades a cerca de 70 países, nos cinco continentes. Mons. João Clá Dias é fundador e o atual Presidente-Geral dos Arautos do Evangelho.

Organizou também um ramo feminino dos Arautos, o qual concretizou – de modo semelhante, mas separadamente do ramo masculino – o ideal de vida comunitária, como meio de alcançar a santidade e melhor se preparar para a missão evangelizadora. Do ramo feminino dos Arautos nasceu mais tarde a Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum,  reconhecida em 4 de Abril de 2009, pelo Santo Padre Bento XVI.

O desejo de uma maior entrega ao Senhor e aos irmãos levou Mons. João Clá a se preparar para o ministério sacerdotal, junto com alguns de seus companheiros.

Sendo uma das origens remotas dos Arautos do Evangelho a Ordem Terceira do Carmo, foi um prelado carmelitano, D. Lucio Angelo Renna, à época bispo de Avezzano, na Itália, que acolheu os primeiros sacerdotes desta Associação.

Foram ordenados presbíteros, juntamente com Mons. João Clá, a 15 de junho de 2005, na mesma Basílica do Carmo onde quase 50 anos antes ele começara suas atividades a serviço da Igreja e dos irmãos. Honrou a cerimônia com sua presença o cardeal D. Cláudio Hummes, sendo concelebrantes mais sete bispos e setenta sacerdotes.

Mons. João Clá fundou juntamente com estes primeiros sacerdotes dos Arautos do Evangelho a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, aprovada em 04 de Abril de 2009, pelo Papa Bento XVI. Atualmente Mons. João Clá é seu Superior-Geral.

 

Escreveu obras de grande divulgação (chegando algumas a superar um milhão de exemplares), publicadas em português, espanhol, inglês, italiano, francês, polonês e albanês: “Fátima, aurora do terceiro milênio”, “O Rosário, a oração da paz”, “Sagrado Coração de Jesus, tesouro de bondade e de amor”, “Medalha Milagrosa, história e celestiais promessas”, “Via Sacra”, “Jacinta e Francisco, prediletos de Maria”, “Orações para o dia-a-dia”, “Mãe do Bom Conselho”, “Dona Lucilia” e “Comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição”. A tese de doutoramento em Direito Canônico intitula-se “A gênese e o desenvolvimento do Movimento dos Arautos do Evangelho e seu reconhecimento canônico”, e a de Teologia, “O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira”.

É fundador e colaborador da revista mensal Arautos do Evangelho, publicada em inglês, português, espanhol e italiano, totalizando cerca 800 mil exemplares de tiragem. Nela mantém, desde 2002, a seção “Comentário ao Evangelho”. Também a revista acadêmica “Lumen Veritatis”, da qual é colaborador, publicada pela Faculdade Arautos do Evangelho, saiu a lume em outubro de 2007, graças ao seu estímulo.

Tendo em vista a necessidade de formação intelectual, espiritual e doutrinária dos Arautos do Evangelho, Mons. João Clá fundou o Instituto Filosófico Aristotélico Tomista (IFAT) e o Instituto Teológico São Tomás de Aquino, assim como o Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica, para o ramo feminino. Para favorecer o surgimento de vocações entre os jovens promoveu a abertura de escolas secundárias das quais a primeira foi o Colégio Arautos do Evangelho Internacional, na Grande São Paulo.

Para auxiliar obras eclesiais carentes, criou na Associação Arautos do Evangelho, no Brasil, o fundo de assistência “Misericórdia”, o qual coleta doações por meio de mala direta.

A construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Seminário dos Arautos do Evangelho, em Caieiras, na Grande São Paulo, foi uma de suas mais recentes realizações, estando também quase concluído, graças à sua iniciativa, o Mosteiro do Monte Carmelo, Casa-Mãe da Sociedade Feminina Regina Virginum.

Mons. João Clá é membro da Sociedade Internacional Tomás de Aquino, da Academia Marial de Aparecida, e da Pontifícia Academia da Imaculada. Foi condecorado em diversos países por sua atividade cultural e científica, recebendo a Medalha de Ciências do México e o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, de São Paulo.

No dia 15 de Agosto de 2009, o Santo Padre Bento XVI, em reconhecimento pela obra que tem feito em favor da Santa Igreja, conferiu a Mons. João Clá, pelas mãos do Emmo. Cardeal Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, a medalha “Pro Eclesia et Pontifice”, uma das honras mais altas concedidas pelo Papa àqueles que se distinguem por sua atuação em favor da Igreja e do Romano Pontífice. Mons. João Clá é também cônego honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, e Protonotário Apostólico.