Identidade

O Instituto Teológico São Tomás de Aquino – ITTA é propriedade da Sociedade Clerical de Vida Apostólica de Direito Pontifício Virgo Flos Carmeli – SVAVFC, vinculada carismaticamente com a Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho.

O ITTA está erigido canonicamente na diocese de Bragança Paulista e tem personalidade jurídica pública na Igreja. A finalidade do Instituto é, de forma particular, a de promover a formação teológica dos candidatos ao sacerdócio da SVAVFC.

Gênese

O Instituto se originou entre os primeiros membros dos Arautos do Evangelho, muito antes da sua ereção canônica como Associação Privada de Fiéis, os quais, ao se dedicarem com empenho à evangelização, constaram a necessidade de aprofundar seus conhecimentos de doutrina católica, adquirindo uma formação teológica profunda.

Foi então que, em seu caminho fundacional, esse grupo inicial dos Arautos recorreu a reconhecidos expoentes da Filosofia e da Teologia, especialmente catedráticos de Salamanca: Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., Pe. Marcelino Cabreros de Anta C.M.F., Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., Pe. Esteban Gómez O.P., Pe. Antonio Royo Marín O.P., Pe. Teófilo Urdánoz O.P., Pe. Armando Bandera O.P., Pe. José Mateos y García de Paredes, O.P., etc. Assim, desde os seus primórdios os estudos teológicos e filosóficos dos Arautos tiveram uma preponderante influência dominicana.

O desenvolvimento da atividade evangelizadora, e a adesão de novos membros, em grande número, levou à organização de um curso regular denominado “Curso São Tomás de Aquino”.

Ereção canônica do Instituto Teológico São Tomás de Aquino

Com a aprovação pontifícia dos Arautos do Evangelho, a 22 de fevereiro de 2001, a Associação teve a partir de então grande desenvolvimento que, entrementes, o Curso tinha se transferido do centro de São Paulo para novas instalações nas proximidades da cidade, em bela e aprazível região montanhosa, na Serra da Cantareira, já dentro da Diocese de Bragança Paulista. Em agosto de 2005, o Bispo dessa diocese, Dom José Maria Pinheiro, reconheceu o Curso erigindo três Institutos Diocesanos, um Filosófico (Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista), outro Teológico, e outro de Ciências Religiosas (Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica), com a recomendação de se afiliarem a uma Universidade Eclesiástica.

Em 2006 Dom Benedito Beni dos Santos, então Bispo auxiliar de São Paulo e encarregado dos seminários da arquidiocese, assumiu o cargo de Supervisor Geral da Formação dos Arautos do Evangelho, que mantém até hoje. Atualmente ele é Bispo diocesano de Lorena (SP) e membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil – CNBB.

No ano de 2009, depois da aprovação Pontifícia da SVAVFC, o Bispo de Bragança Paulista, D. José Maria Pinheiro, houve por bem aceitar o pedido de transferência de propriedade do ITTA dos Arautos do Evangelho para a Virgo Flos Carmeli. A partir da efetivação dessa transferência o ordinário com autoridade sobre o Instituto passou a ser o Superior Geral da mencionada Sociedade.

No dia 24 de maio de 2011 o Instituto Teológico São Tomás de Aquino foi afiliado à Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), de Medellín, Colômbia.

Este Blog foi criado com o intuito de dar a conhecer o dia-a-dia da formação Teológica na Virgo Flos Carmeli e as principais notícias e acontecimentos no Instituto.

Os artigos assinados são da responsabilidade dos autores