Marcos Inacio Melo

Brasil

O Brasil abriu o ano de 2011 como sétima maior economia do mundo em paridade de poder e compra. Sendo o quinto maior país do mundo, em território e população, possui uma das maiores reservas minerais do planeta e ocupa o posto de segundo maior exportador de alimentos. Consta que, em poucos anos, será o quinto país mais poderoso da Terra, atrás apenas de nações como os EUA, China, Índia e Japão.

O Brasil consolida certa hegemonia em diversos assuntos internacionais, especialmente na América Latina, e sua imagem tende a projetar-se no mundo inteiro, enquanto expressão de uma cultura capaz de influenciar os demais povos.

Entretanto, a riqueza do Brasil não é meramente econômica. Sua unidade linguística e estabilidade política – sem vãs divisões regionalistas – caracteriza uma população homogênea, inteligente e pacífica. Esta cordialidade e hospitalidade foram reconhecidas em diversas ocasiões. Cabe aqui recordar que tais predicados de nosso povo derivam de sua formação católica. O Brasil soma a maior população católica do mundo. A cada 11 católicos do orbe, um é brasileiro.

Porém, não é preciso muito esforço para constatar incríveis contrastes em nosso país. Apesar de rico, o Brasil ainda é o 73º país em desenvolvimento humano. E dos 75% católicos brasileiros, somente 2% frequentam as Missas dominicais. Isto comprova não só quanto nosso país tem ainda a progredir a nível social, mas sobretudo espiritual. Estes dados trazem ao nosso espírito algumas questões:

O Brasil será uma grande nação pela força das armas, pela ganância dos lucros, ou pela imagem cristã que legará ao mundo? Nosso país abandonará os princípios morais que foram o gérmen de seu progresso? Ele se esquecerá da Fé de seus pais? Ele abandonará a Igreja, mãe que o criou, alimentou e ajudou a dar os primeiros passos?

Rezemos para que o Brasil não esteja entre as nações que triunfaram ao longo dos séculos com vitórias edificadas sobre areia movediça, mas entre os povos que, contruindo seus fundamentos sobre a rocha imperecível, inscreverão na História do mundo douradas letras de Fé, caridade e esperança.Brazil

Que o Brasil testemunhe ao mundo e às futuras gerações que seu dinamismo empreendedor e seu patrimônio cultural não se baseiam na ganância, mas sim na Fé e no espírito cristão. Que o povo brasileiro continue a reconhecer o valor da prosperidade, mas não esqueça que a riqueza não é o maior valor na vida de um homem.

A História Universal é testemunha da gesta de povos que nascem, crescem, e triunfam, mas com o decorrer dos anos, desfazem-se sob os ventos da História, à semelhança de um castelo de cartas. Ao contrário quando, na epopeia dos povos, verificam-se ardentes atos de adesão à verdade de Cristo, as nações resplandecem por sua magnanimidade.

Cabe, portanto, a todos nós, católicos, sermos células sãs, partícipes deste grande organismo chamado Brasil. Se vivermos a Fé Católica na integridade de sua ortodoxia, coerência e esplendor, nosso país passará para a História como um país que soube dar valor ao principal condimento de sua personalidade: a fé em Jesus Cristo.