Se há um tema que foi analisado durante séculos sucessivos e do qual ainda temos muito a conhecer, este é o estudo das Sagradas Escrituras. A revelação de Deus é um altíssimo conhecimento que o Criador confiou aos seres humanos para nos conduzir a uma união cada vez maior com Ele e, por fim, obter a salvação eterna.

O ápice de toda a Revelação é o próprio Deus Encarnado, Nosso Senhor Jesus Cristo. Através da humanidade de Jesus, aquele Deus que se manifestava de formas grandiosas ao povo, agora se mostra com um rosto verdadeiramente humano. Que mistério admirável!

Enquanto o Antigo Testamento fala da ansiada vinda do Messias, o Novo Testamento comprova sua presença e a maravilhosa Redenção por Ele operada. Portanto, qualquer pessoa que queira, seriamente, adentrar nos estudos bíblicos, deverá ter como eixo de suas pesquisas a divina figura do Salvador.

Este é o propósito de um autor colombiano e filho espiritual de São João Bosco. O Pe. Dr. Hernán Cardona Ramírez, sdb, publicou no mês de outubro, através da Universidad Pontificia Bolivariana (UPB – Medellín), da qual é docente e pesquisador, um pormenorizado estudo intitulado “El Evangelio Según San Marcos”.

O autor consegue reunir numa única obra as principais pesquisas e concensos de investigadores das Sagradas Escrituras sobre este Evangelho. No entanto, o livro não é uma mera repetição do que outros disseram, a obra vai além, apontando muitos aspectos de originalidade.

Por um lado, o Pe. Hernán sempre analisa os textos bíblicos a partir dos originais, no caso concreto do Evangelho trata-se do idioma grego, buscando e analisando os significados originais das palavras, nos contextos em que foram escritas. Ademais, o autor mantém do início ao fim a lucidez de que Jesus de Nazaré é a verdadeira clave de leitura da revelação divina, sempre comprovando suas análises com textos do Antigo Testamento.

Uma característica do autor, sempre ressaltada em seus trabalhos, é a transposição do estudo academicamente rigoroso para a vida concreta. Quando fixamos o olhar em Jesus Cristo, seja na oração e na contemplação, seja no estudo, sempre há um convite para seguir seus passos, para tomar decisões práticas que mudem nossas vidas e das pessoas que nos circundam.

Para aqueles que desejarem adentrar no estudo das sagradas páginas do Evangelho, podem adquirir esta obra através das livrarias da Universidade (UPB), do Seminário e das editoras Paulinas, em Medellín, ou solicitar seu exemplar pelo e-mail  monica.palacios@upb.edu.co.