Mantovani

Após as maravilhas e emoções das cerimônias da Semana Santa, o Seminário recebeu nesta segunda-feira de Páscoa, a visita do Padre salesiano Mauro Mantovani.

Este ilustre filho de São João Bosco, é atualmente Decano da Faculdade de Filosofia na Università Pontificia Salesiana (Salesianum), em Roma, onde leciona a cátedra de Filosofia do Ser Transcendente (Filosofia dell’Essere Trascendente).Mantovani2

De visita ao Brasil, ministrou o curso “As cinco vias de São Tomás de Aquino”, para os alunos de Filosofia do Instituto Filosófico Aristotélico Tomista (IFAT). O curso é uma disciplina optativa da grade curricular de Filosofia. Possui 15 horas de carga horária em aulas lecionadas entre os dias 06 e 08 de abril. Das 9:00 às 12:30, com um intervalo das 11:00 às 11:30, e no periodo vespertino, entre as 15:00 e 17:00.

Mantovani3O curso é aberto também aos professores e alunos do Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA). Dia 06 de abril, o Padre Mauro concelebrou a Eucarístia com Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP, na Igreja do Seminário.

O Padre Mauro Mantovani nasceu em 1966 na cidade de Moncalieri, próximo a Turim. Salesiano desde 1986, foi ordenado sacerdote em setembro de 1994. Logrou o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade de Salamanca (Espanha) com a tese sobre a questão segunda da Suma Teológica de São Tomás de Aquino.Mantovani4

Na Itália, completou seus estudos filosóficos na Facoltà di Lettere e Filosofia dell’Università di Roma Tor Vergata. Em 1997, licenciou-se em Teologia Dogmática na Universidade na Pontifícia Salesiana de Roma. É conselheiro da Sociedade Internacional Tomás de Aquino e colabora estavelmente nas Revistas Armonia di Voci e Unità e carismi. Também é responsável pelo Progetto STOQ III (Science Theology and Ontological Quest) UPS e da animação pastoral do Centro Culturale Universitario Paolo VI di Sant’Ivo alla Sapienza. (Roma).