Felipe Paschoal Rocha – 3º ano teologiaCariquire_2

O subsecretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Prof. Guzmán Carriquiry Lecour, acompanhado de sua distinta esposa, visitou as dependências do Seminário São Tomás de Aquino e participou da Missa celebrada pelo sacerdote francês Pe. Louis Marie Goyard, EP, esta segunda-feira, 2 de agosto.

O Reverendo Diác. Carlos Javier Werner Benjumea, EP, saudou o ilustre visitante agradecendo o contributo na aprovação Pontifícia dos Arautos do Evangelho, em 2001. De fato, após o reconhecimento jurídico da Santa Sé, os Arautos obtiveram um desenvolvimento “milagroso”. “Tudo que vedes aqui”, explicou o diácono, “é fruto da benção e do poder das chaves de São Pedro”,

Na homilia, o Revmo. Pe. Louis Goyard comentou o trecho do Evangelho que narra a multiplicação dos pães. Aplicou ao desejo incondicional de seguir o Divino Mestre manifestado pelo povo, o qual nem mesmo se preocupou em levar comida e bebida para longa jornada no deserto. Quando as necessidades apareceram, Jesus multiplicou os pães e os peixes, para demonstrar que o afeto auxilia os fiéis, sobretudo nos momentos de maior aflição. “Tal como em vida, Nosso Senhor ajudou a Igreja em todas as fases de sua História”, naqueles dramas em que parecia que a Igreja tinha o “último pedaço de pão e o último peixe”. E concluiu o sermão discorrendo sobre a alegria que deve possuir o cristão afligido pelas agruras da vida: “que saibamos cantar no auge das dificuldades o mais alto dos magnificats”.

Prof. Carriquiry, eminente personalidade uruguaia, tem diversas responsabilidades na Santa Sé. Participou como “auditor” em quatro Assembléias do Sínodo mundial dos Bispos e nas delegações oficiais da Santa Sé em conferências das Nações Unidas.

Recebeu títulos honoríficos como “Comendatore” da República Italiana (1992), “Cavaliere di Gran Croce dell´Ordine di San Gregorio Magno (Vaticano, 1994). Além de exercer várias atividades acadêmicas é autor de numerosos livros e publicações.