Marcos Eduardo Melo dos Santos – 2º ano de Teologia

Fr Bruno1Padre Bruno Esposito, OP visita o Seminário de Virgo Flos Carmeli.  Vestido com seu belo hábito dominicano, Padre Bruno chegou ao Seminário no dia 25 de março, Solenidade da Anunciação. O religioso dominicano foi  Decano da Faculdade de Direito Canônico e Vice-reitor do Angelicum em Roma, e é atualmente consultor da Congregação para a Doutrina da Fé.

No mesmo dia, o ilustre canonista concelebrou junto com oito sacerdotes da Sociedade Virgo Flos Carmeli, a Eucaristia presidida por Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, EP.

Na saudação inicial da Missa, Monsenhor João Clá ressaltou que, na Solenidade da Anunciação do Senhor “celebra-se a festa da sagrada escravidão, entendida como nos escritos de São Luís Maria Grignion de Montfort”. Neste dia, rememora-se o misterioso e sublime acontecimento, em que “Nosso Senhor Jesus Cristo, que o Universo não podia conter, encarnou-se milagrosamente no seio puríssimo de Maria”.

Monsenhor João Clá também saudou o visitante: “Neste dia, Nossa Senhora nos dá um presente: a presença do queridíssimo ‘dominicano-arauto’ e ‘arauto-dominicano’, Padre Bruno Esposito”.

A Homilia foi proferida em italiano, pelo sacerdote dominicano, na qual ressaltou que a encarnação é a festa do amor de Deus. Amor sublime, que se demonstrou em plenitude no sacrifício da Cruz. Amor que exige dos homens gratidão, humildade e reciprocidade. A correspondência a este amor se dá na união com Deus, que é a finalidade do homem nesta terra. Esse amor deve se refletir na vida comunitária e no reconhecimento explícito e repleto de ternura do amor de Deus por nós.

A Igreja estava repleta de Arautos do Evangelho, de seminaristas de Virgo Flos Carmeli,Fr Bruno2 além das irmãs da Sociedade Regina Virginum.

Além de trabalhos referentes ao cargo de consultor canônico para assuntos da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli, o célebre canonista acompanhará durante um mês a formação dos seminaristas dos Institutos Filósofico Aristotélico Tomista (IFAT) e Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA).